CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Centro de Educação Ambiental “Maria Judith Zuzarte Cortesão” foi inaugurado no dia 10 de junho de 2022, é uma das primeiras construções do Horto Florestal.
Abriga um mini-museu, no qual dispõe de exposições fixas e itinerantes sobre a temática ambiental e sobre a ferrovia, já que a estrada de ferro foi determinante para a implantação do Horto em Bauru.
MUSEU DA NATUREZA
A sala interativa é um espaço pensado para que os visitantes interajam com o ambiente. Na sala, é possível conhecer um pouco mais sobre a anatomia do caule de diferentes árvores nativas e exóticas existentes no Horto, através da observação dos anéis de crescimento. Há também quadros com curiosidades sobre o meio ambiente, um mapa de biomas brasileiros, entre outros objetos de interações lúdicas e informativas.
A FERROVIA E O HORTO FLORESTAL DE BAURU
O entroncamento ferroviário composto pela estrada de ferro Noroeste do Brasil, Estrada de Ferro Sorocabana e Companhia Paulista de Estradas de Ferro, foi fator de desempate para que o município de Bauru fosse selecionado como um dos cinco distritos florestais do Estado de São Paulo e assim recebesse a Estação Experimental - Horto florestal. A localização do Horto também foi estratégica por ser próxima a linha da Companhia Paulista, facilitando o transporte de mudas para o município da região. Assim, a história do Horto e as ferrovias em Bauru se fundem e permeiam a memória das comunidades bauruenses em uma trajetória que combina urbanização, preservação e educação ambiental.
EXPOSIÇÃO ITINERANTE
As exposições itinerantes promovem a inclusão cultural, artística e científica, contribuindo para que comunidades tenham acesso a diversas propostas de expositores, gerando experiências mais lúdicas aos visitantes. E aí? Ficou interessado em expor seu trabalho? Entre em contato conosco!
AUDITÓRIO
Nosso auditório é um espaço com instalações apropriadas, comportando 35 pessoas. Foi pensado para a realização de reuniões, palestras, cursos e atividades diversas.
ECOPONTO MODELO
Localizado ao lado do Centro Ambiental é um local onde se aborda a temática de
resíduos sólidos. Em nosso Ecoponto Modelo, trabalhamos a produção de brinquedos ecológicos, além de dispormos de uma minibiblioteca comunitária.
Bauru dispõe de 8 ecopontos, que são locais criados pela prefeitura para que os munícipes possam destinar pequenas quantidades de entulho (até 1m³), madeira, plástico, vidro, papel e papelão, móveis e eletrodomésticos.
O QUE É PERMITIDO?
O local recebe madeira, plástico, metal, vidro, papel e papelão, móveis e eletrodomésticos, desde que tenham até 1m³.
QUAIS SÃO AS UNIDADES?
Ecoponto Antônio Eufrásio de Toledo
Rua sorocabana, quadra 2
Ecoponto Mary Dota
Rua Américo Finazzi, quadra 4
Ecoponto Jardim Redentor/Geisel
Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 3
Ecoponto Pousada I
Rua 41, quadra 1
Ecoponto Edson Francisco da Silva
Rua Dulce Duarte Carrijo, quadra 4
Ecoponto Parque Viaduto
Rua Bernardino de Campos, quadra 28
Ecoponto Engenheiro Otávio Rasi
Rua Manoel Lopes Neves, quadra 1
Ecoponto Santa Edwiges
Rua Francisco do Rêgo Carranco, quadra 1
ATENÇÃO!
Nem todos os resíduos são aceitos. Lixo orgânico, hospitalar e industrial, além de grandes quantidades de entulho não são permitidos nos ecopontos.